Você Sabe quais as Frutas que os Diabéticos podem comer?

 

Dica da nutricionista: 7 frutas que diabéticos podem comer:

As frutas são essenciais para a promoção de uma vida mais saudável. E, quando há uma doença em questão, elas são mais do que aliadas. Como é o caso da diabetes! Então, que tal conhecer 7 frutas que diabéticos podem comer?

 

Você pode estar se perguntando… se todas as frutas são saudáveis, ainda existem as que não são indicadas para diabéticos? A resposta é sim!

Existem frutas que possuem uma grande quantidade de carboidratos e um alto índice glicêmico. Ou seja, algumas delas contribuem com o aumento da glicemia (nível de açúcar no sangue) e podem piorar o quadro de diabetes. Afinal, a doença é causada pela ausência de insulina – responsável por transformar a glicose em energia para o organismo.

Por isso, elencamos 7 frutas que diabéticos podem comer e explicamos a funcionalidade de cada uma. Vamos nessa?

7 frutas que diabéticos podem comer

1. Pêssego

Essa fruta possui fibras e antioxidantes em abundância que permitem uma maior sensação de saciedade. Além disso, o seu nível de índice glicêmico é baixo. Mas antes de pensar no delicioso pêssego em caldas, saiba que essa fruta deve ser consumida in natura, ou seja, sem ter passado por nenhum tipo de processamento.

2. Limão

O limão é uma fruta cítrica e sua riqueza está na alta quantidade de vitamina C, antioxidantes e ácido nicotínico (substância que ajuda a concentrar os nutrientes nas células do corpo). Atua diminuindo os riscos cardiovasculares e de trombose, doenças comuns em pessoas diabéticas. A ingestão do limão pode ser com água ou até mesmo na preparação de saladas ou demais refeições, por exemplo.

3. Goiaba

A goiaba tem baixo índice glicêmico e pequena carga glicêmica (responsável por indicar, no organismo, a qualidade e a quantidade de carboidratos que um determinado alimento possui). Nela, também encontramos muitas fibras e vitamina C. A fruta inteira é um excelente lanchinho para quem tem diabetes.

4. Mamão papaia

Embora o mamão tenha carga glicêmica um pouco elevada e médio índice glicêmico, é uma fruta que pode ser consumida por diabéticos. Mas com moderações! O ideal é consumir o mamão papaia pela riqueza de nutrientes.

A dica de ingestão dessa fruta é que ela seja acompanhada por uma opção oleaginosa, como a chia, que possui uma boa quantidade de fibras, antioxidantes, proteínas, ômega 3 e 6.

5. Morango

O morango é outra fruta que diabéticos podem comer por ter baixo índice glicêmico, pequena carga glicêmica e ser cheio de antioxidantes. Essa fruta ajuda, ainda, no combate aos radicais livres (átomos que danificam as células sadias do nosso corpo) que surgem com a diabetes. Por dia, pessoas diabéticas podem comer até 10 morangos.

6. Abacate

O abacate é muito indicado para quem tem diabetes, porque possui baixíssimo teor glicêmico. Mas é preciso cautela! Essa fruta é um tanto calórica, já que é rica em gordura do tipo ômega 3, apesar de ser bastante benéfica e ajudar na promoção de uma alimentação mais saudável. Além disso, o abacate garante uma maior sensação de saciedade.

7. Abacaxi

O abacaxi é rico em antioxidantes, fibras e ainda atua com propriedades anti-inflamatórias. Por conta da sua boa capacidade digestiva, essa fruta ajuda, também, na absorção de proteínas pelo organismo.

Dica da nutricionista

Agora, você já sabe quais são as frutas mais indicadas para diabéticos! Mas, e quando bate aquela vontade de comer um docinho… o que fazer? Aqui vai uma dica:

“Para driblar aquela vontade de comer doces, uma ótima dica é investir na união das frutas com o cacau, como a Mousse de Chocolate à base de Abacate e Cacau.” Confira a receita:

Ingredientes:

·        01 abacate maduro;

·        02 colheres de cacau em pó;

·        01 colher (sobremesa) de canela em pó;

·        Para adoçar: xylitol à gosto.

Modo de Preparo:

1.      Retire a polpa do abacate;

2.      Coloque tudo no liquidificador e bata até ficar homogêneo;

3.      Leve à geladeira e deixe por 2 horas antes de servir.

 

 Nutricionista Luana Pacheco

Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário